sábado, 29 de abril de 2017

EMIRATES versus QATAR



Finalmente chegou o dia de fazer a minha estreia nesta Companhia Aérea, considerada por muitos como a Melhor do Mundo - EMIRATES. 

Confesso que ansiava por essa experiência pois, só ouvia dizer maravilhas e eu, só falo (bem ou mal) depois de experimentar 
e, hoje aqui estou para dizer de minha justiça. 

O 1º voo foi de Lisboa para Dubai num Boeing 777 mas sinceramente não sei o modelo exacto pois como fui à janela nem me pareceu muito apertado... 
como tinha viajado tanto em 2012 como em 2013 pela QATAR e surpreenderam-me ao darem um kit de viagem fantástico, para mim foi a 1ª vez que recebi e viajo sempre em ECONÓMICA... 
aquilo que agora chamam de "amenities" 
pois, 
convenci-me que a tal "melhor companhia aérea do mundo - Emirates" não ficaria atrás da Qatar 
e, quando vi que não havia kit algum, 
logo eu que não levei os que tenho da Qatar... 
pois preciso de tapar os olhos por causa da claridade 
dirigi-me a uma hospedeira e perguntei a razão de não ter pelo menos "eye mask" pois faz-me muita diferença a claridade e ela respondeu: 
Já tivemos em Económica 
mas agora é só para a First Class e Business Class... 
passei-me!

Eu disse-lhe que ia fazer 2 voos seguidos de longo curso com muitas horas e precisava descansar... mas, pouco se importou.
Pois... 
na QATAR deram à classe económica 
e... 
estes da Emirates consideram a classe económica como "lixo", será? 

OK Meus Amigos que têm dito maravilhas da Emirates, com certeza referem-se às Classes Favorecidas, mas posso-vos garantir que na Económica não existem maravilhas!





OK o primeiro voo terminou 
e fazendo uma escala curta no Dubai, 
chega o momento de entrar no Airbus A380-800 também da Emirates - considerado o maior avião do Mundo! 

Sim, aqui nota-se alguma diferença... no conforto e no espaço!
Mais nada... tudo na mesma, 

nada de amenities 
e, algo que me irritou e de que maneira... 
logo no início da viagem começam a distribuir "Menus" 
a todas as pessoas - tenho aqui à minha frente o menu da viagem do Dubai para Hong Kong ...e, havia duas alternativas de comida: 
1 - Chicken congee
2 - Cheese omolette
como na viagem anterior já tinha comido chicken aqui escolhi omolette
Ora bem, não há!!!
O quê?
Não hááááááá ..... só podem estar a brincar comigo!!! 

Já viajei em várias companhias aéreas e NUNCA me disseram NÃO HÁ. Lá tive que comer outra vez chicken... inadmissível 
e eu estava nas primeiras 10 filas do avião... 
ainda se estivesse na última fila, acredito que tivesse acabado, 
agora nas primeiras dez...
não gozem comigo...





Podem já ver que não me agradou a EMIRATES

Tinha-me esquecido destas peripécias da viagem de IDA
e, chega a viagem da VOLTA... 

saio de Hong Kong outra vez num Airbus A380-800 de noite e por acaso no balcão do check-in fiz um choradinho e lá me deram um lugar à janela - abençoado lugar, deu para esticar a perna direita e tudo... dormi umas seis horas e tudo correu bem.

Depois no Dubai venho num Boeing 777, que não sei qual o modelo, só sei que vim tão entalada, apertadíssima como num dos aviões da TAP ou outra companhia qualquer... horrível 

Tive o azar de não apanhar janela 

Tive o azar de apanhar uma brasileira 
como hospedeira que servia as refeições 
e, como diabética que sou, não podendo comer aqueles bolos intragáveis que dão a bordo, 
comi o meu croissant e pedi, por favor outro croissant... 
ora bem, o que fui fazer? 

Ela não gostou e disse: no fim vejo se sobrou algum... 

só que, eu sou muito observadora 
e ai de quem me pise os calos 

calhou ver no outro corredor uma hospedeira com um tabuleiro onde levava apenas um croissant e pensei: 
deve ser para mim...!

Mas, a tal hospedeira foi abordada por uma colega 
que estava a dar-lhe um raspanete em inglês 
e eu percebi tudo, 
que não devia dar um 2º croissant

Pensei cá com os meus botões: 
Fogo! 
foi a 1ª vez que pedi um 2º croissant e esta companhia com fama de ser a melhor, é tão pobrezinha que não pode dar um 2º croissant...? 
Por acaso aquele não era para mim... 




A história continua... com a tal brasileira... antipática!
Vem com as cafeteiras do café e do chá e eu pergunto-lhe:
e, o croissant...?
Fingiu que se tinha esquecido e disse:
Ah vou ver se há!


entretanto o meu parceiro do lado, por acaso, um tipo todo BOM... 
não tinha comido e ela pergunta-lhe o porquê? 
Ele estrangeiro diz-lhe em inglês que queria dieta vegetariana 
...e não pediu antecipadamente etc e tal 
e ela pensando que eu só entendia português, 
porque ela falava comigo em "brasileiro" 
disponibiliza-se para ir buscar tudo o que podia para o tipo todo BOM
Ai... começo a ferver!!!


Passa no corredor uma outra hospedeira e peço-lhe o croissant
(não expliquei que já tinha pedido à outra)
e esta, muito simpática foi buscar um croissant sem qualquer problema!
...
No fim, depois de eu ter comido o 2º croissant e de terem recolhido todos os tabuleiros 
vem a brasileira com o croissant na mão, 
apeteceu-me mandá-la a um certo sítio, 
mas fiquei com ele 
e deixei-o lá metido na gaveta das revistas, que o coma ela...

Chegou a hora da outra refeição - a tal que distribuem os menus para nós "escolhermos" entre as alternativas...aqui havia:
1 - frango
2 - carne de vaca
eu como não gosto de carne de vaca aqui quis frango
e, a tal brasileira, que me saiu na rifa disse:
Já não há frango, vai ter que comer a carne de vaca.

OH DEUSES segurem-me!

Possas! nunca me tinham dito noutras companhias que NÃO HÁ
na Emirates por duas vezes disseram-me NÃO HÁ
e, lá tive que comer aquela carne horrível
quase nada comi 
e numa viagem de 8 horas, pouco ou nada comer para uma diabética... 
é péssimo! 

Mas, tem coisas boas, como na 3ª foto ver os carrinhos de bebé que disponibilizam para quem viaja com crianças, à disposição, pelo menos no aeroporto do Dubai, vi eu. 

E, como não me calo 
fui hoje pesquisar e descobri um artigo onde diz que 
há sim amenities para a Classe Económica. 
Vou reclamar!
Podem ter a certeza que não me fico...

(o artigo vou colocar nos comentários)

Aqui está a minha análise: 
entre a Emirates e a Qatar, prefiro a Qatar.

5 comentários:

  1. Emirates introduces interactive amenity kit in Economy Class

    Wednesday, 20 July 2016, 11:32 am
    Press Release: Emirates Airlines

    Emirates introduces the world’s first interactive amenity kit in Economy Class

    Emirates has launched the world’s first interactive amenity kit in Economy Class, providing a more comfortable travel experience - and New Zealanders travelling to Dubai or beyond from Auckland will be among the first to receive them.

    The stylish new amenity kits for passengers on long-haul services utilise augmented reality (AR) technology to unlock immersive content on mobile devices.

    The kit bags come in six designs inspired by six regions in Emirates’ global network – Australasia, Latin America, Middle East, Africa, Europe and the Far East. The designs incorporate the colours and patterns of each of these regions.

    They will be issued to Economy Class passengers on Emirates’ daily non-stop Auckland-Dubai flight, as well as travellers who start out from Auckland on the airline’s daily A380 services via Sydney, Melbourne and Brisbane and then continue non-stop to Dubai.

    The kits include all the necessities for additional comfort on long-haul flights including
    an eye mask,
    earplugs,
    toothbrush and toothpaste,
    and socks - each tailored to the style of the kit bag.

    The multipurpose pouches are made of Neoprene material - a water resistant fabric - and is designed to be reused after the flight to store anything from devices to cosmetics or stationery.

    ResponderEliminar
  2. Emirates is the first airline to introduce AR technology with the amenity kits making it the world’s first interactive kit bags.

    By downloading the Blippar mobile phone app, and using it to scan the bags, customers will be able to unlock a world of entertainment on their mobile devices.

    Emirates partnered with Blippar, the world’s leading AR and visual discovery platform, to create exclusive content including activities and health tips for a more comfortable and relaxing travel experience.

    The content will continually be refreshed every six months so customers can look forward to new updates.

    More broadly, the Blippar app is a Visual Browser which enables customers to discover more about the world around them. Customers can point at thousands of objects already recognised by Blippar (laptops to clothing and food to pets) to get additional information on those items. The content explains the object, the context and other useful and interesting facts – and is sourced from Blippar’s knowledge graph called Blipparsphere. Both the Blippar app and Blipparsphere are powered through Artificial Intelligence technology.

    The cutting edge bags are part of Emirates’ continued product enhancement to improve comfort and convenience for Economy Class passengers. The entertainment on the app complements Emirates’ award-wining inflight entertainment system – ice Digital Widescreen - which has recently clinched its 12th consecutive award for ‘World's Best Airline Inflight Entertainment’ at the Skytrax World Airline Awards 2016. Passengers across all classes can enjoy over 2,500 channels of entertainment and free Wi-Fi on board all A380s and most B777s.The amenity kits are available on selected long-haul routes and on all ultra-long haul services starting from August.

    To activate the augmented reality technology with the amenity kits:

    1. Download the Blippar app from the Apple Store or Google Play on your mobile device
    2. Scan the designs on the amenity kits
    3. Enjoy immersive content on your mobile devices
    ends

    ResponderEliminar
  3. Como sabe viajei na Emirates.
    Mas viajei em Business.
    Como tal, não posso opinar acerca do serviço na Económica.
    Para não passar por essas chatices (sim, também já aconteceu comigo), em viagens de longo curso pago um bocadinho mais e vou na Economy Plus.
    O espaço e o serviço valem bem a diferença de preços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro
      Obrigado pela informação
      Sim, eu sabia que tinha viajado na Emirates, em Business.

      Lógico que não pode opinar acerca do serviço na Económica.
      Eu também só falo sobre o que aconteceu comigo, a minha experiência.

      Por acaso não faço a mínima ideia quanto é a diferença, pois a viagem foi comprada através de uma agência.

      Nem sabia que havia essa classe: Economy Plus.

      Eliminar
  4. Uma descrição (reportagem) muito completa que deverias tentar difundir pelo máximo de meios possível, começando pelos livros de reclamações dessas companhias. Tu pagaste, tens que ser minimamente servida. Essa brasileira eu diria que ela ir para o continente dela, para a Varig, que nem sei se existe ainda, é claro que depois não comeria nada do que ela trouxesse mas pelo menos diria umas verdades.

    Na Emirates não faço ideia de andar qualquer dia, mas pelo que comas é uma decepção, também deverias divulgar o mais possível este mau serviço. Aliás, para dizer a verdade, admiro muito quem tem coragem de fazer voos tão longos... e até mesmo perto... este ano já saí quatro vezes e estou vacinado, não tenho pachorra para que "desconfiem" de mim: em França fica-se na fila por causa da imigração, num outro voo em Lisboa saiu-me em sorte ser perscrutado nas mãos (e não só) por causa de resíduos de pólvora (embora o brasileiro segurança me pedisse desculpas não sei quantas vezes), e da Alemanha para cá, fui examinado como se fosse um criminoso e só se desanuviou a situação quando me lembrei de mostrar a minha Carteira de jornalista.

    Por isto tudo, a partir de agora não quero viajar mais, a não ser que seja obrigado. Ou se viajar vou tentar ir por outros meios, de carro, autocarro ou preferencialmente comboio. Eu sei que a segurança é fundamental, claro, mas não gosto que "desconfiem" de mim, heheheheh.

    Mas, para ti, que és uma viajante de outro Mundo, boas viagens e grande beijinhooooo .-)

    ResponderEliminar