segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

RESUMO DO PRIMEIRO DIA

Vou mesmo dar início à sequência, 

pois hoje ao ver algumas imagens já nem me lembrava 

como era o quarto do hotel e quanto mais tempo passar 

menos me vou recordar. A viagem começou a ser "pensada" 

de uma forma só que depois tudo mudou...

e em termos de vôos mudou para pior, 

mais escalas, mais cansaço, mais horas, enfim...

senti que não me disseram a verdade, 

foi mais uma meia-verdade, 

eu já sabia que não iria ter "mordomias" 

era tudo em modo "pobrezinho" 

sem transfers incluídos, sem nenhuma refeição incluída, 

se houver próximo come-se 

se não houver, remedeia-se, enfim...

eu tudo aguento, o que não aguentei mesmo 

foi o esforço físico que fiz, subindo dezenas de degraus, 

às vezes, 50 degraus com 2 malas nas mãos, 

uma de cada lado, sem ter uma mão livre 

para me apoiar em corrimões...


depois de muito penar, andar de metro carregada 

com 2 malas, de comboio do aeroporto até ao centro da cidade

finalmente disseram-me que estavamos próximo do hotel, 

aqui a foto do grupo quase, quase a chegar ao hotel 

carregando os seus pertences, 

e em alguns casos eram muitos 

pois seria uma viagem de 23 dias, 

não eram apenas 8 dias 





como se pode ver 

o quarto não tem luxos é de três estrelas

esta escadaria no piso térreo levava-nos 

à sala do pequeno-almoço



o que era mesmo bonito 

eram as áreas comuns 

com restaurantes lindíssimos e muito chiques

 com muito bom gosto na arquitectura e na decoração





aqui a recepção do hotel



neste dia passei fome, 

pois ou andamos todos em "carneirada" com o grupo, 

ou como estava muito cansada fiquei no quarto 

a descansar e nada comi desde as 7h da manhã, 

aquilo que me deram no avião como pequeno-almoço

para começar ainda ninguém tinha feito o câmbio do dinheiro, 

(coisa que não acontece quando viajo sozinha, 

nunca saio do aeroporto sem trocar algum dinheiro)

 e o grupo arrumou os pertences nos quartos 

e lá foram em busca de onde comer e primeiro trocar o dinheiro

pedi-lhes por favor que também trocassem dinheiro para mim

e eles comeram e eu não, tinha um pacote de bolachinhas 

de água e sal e lá comi algumas mas sendo diabética 

como sou, não foi o suficiente... até eles voltarem 

e combinarem uma hora para o grupo se encontrar 

na recepção e ir jantar a algum lado ali próximo

o "organizador da viagem" sim, é o nome que lhe dou, 

nunca lhe chamarei Guia, ele de guia nunca fez...

decidiu que iríamos comer 

ali ao lado do hotel num restaurante libanês


lá vão duas senhoras do grupo 

a entrar no restaurante




aqui está o meu simples "jantar" mais parece um lanche

penso: "amanhã será melhor, já vou ter o pequeno-almoço no hotel"

aproveito para fazer comparações 

pelo facto de viajar sozinha e em grupo

foi o primeiro jantar em grupo, 

eu pedi aquilo que queria/podia pagar 

cada qual sabe das suas possibilidades

só que como primeira experiência foi péssima, 

dali em diante 70% do grupo decidiu 

que cada qual pagaria só o que tinha comido, 

pois alguns abusaram pediram bebidas alcoólicas como digestivo 

e depois todos pagaram e ao dividir a conta 

paguei o triplo do que devia ter pago 

só com a minha refeição!




acima, uma foto da ementa 

e em baixo, o grupo já sentado à mesa



assim foi um resumo do primeiro dia

9 comentários:

  1. Acredito que deve ter sido um dia bem cansativo.
    As partes comuns do hotel eram muito elegantes e lindas.
    Na última foto parece um grupo relativamente pequeno.
    Sempre que houver novo post avise por favor lá no meu blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quem não bebe bebidas alcoólicas fica sempre a arder.
    Conheço bem a sensação

    ResponderEliminar
  3. Com as limitações que tenho, é-me totalmente impossível alinhar num viagem deste género.

    Gostei das fotos e das descrições.

    Beijinho, bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Apesar das atribulações... o hotel pareceu-me ser óptimo! Já estou na expectativa dos dias seguintes!...
    Adorei a fantástica reportagem fotográfica, que o primeiro dia lhe proporcionou, Ester!
    Um beijinho! Continuação de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Uma grande história contada por texto e por imagens, cada foto no local adequado para ajudar a perceber o contexto da viagem. E um hotel para três estrelas não estava nada mal, e as tuas fotos são muito explicativas e do conforto que afinal tinham. É claro que a viagem seria de muitos dias, subordinada a um contexto anormal embora pelos vistos isso não teve grande influência na viagem.
    A arquitectura desses países é sempre interessante e requintada, basta ver o Metro da capital, considerado um dos mais bonitos do mundo.
    E registaste pormenores que geralmente os turistas não fotografam. E os locais também fantásticos, muito convidativos para estar e admirar. Esse problema da comida é que foi mais grave, convém andar sempre com umas bolachinhas, em especial quando não se sabe bem como vai ser. Interessante o restaurante, parece uma casinha de bonecas, decorado com muito bom gosto. E lembraste-te de fotografar tudo, ainda bem.
    Pois isso das partilhas de comida nunca resulta, acaba-se por pagar o vodka ou o whisky que outras pessoas consomem. Não é justo, aliás, essas pessoas nem deveriam incluir essas bebidas no bolo geral a dividir por todos. E terminaste muito bem com uma foto do grupo, porque afinal foram e vieram todos juntos numa viagem muito curiosa na altura em que foi.~
    Obrigado pela partilha da expereência.

    ResponderEliminar
  6. Já passeei por vários posts aqui para me situar. E, uau! Me encantei com tua maneira de registrar e reviver as viagens. Realmente, os pormenores ( e eles apareceram no comentário anterior! ) estão muito bem capturados pelas tuas lentes!
    Vou me inspirar em você para registrar alguma viagem que eu for fazer, mas, chego a acreditar que é um dom teu unir tão bem narrativa e imagens!
    Um beijo, ana paula

    ResponderEliminar
  7. Ao recordar a viagem é como se fizesse outra viagem. Bela reportagem fotográfica.
    Uma boa semana com muito saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. O mais importante é que depois dum dia tão canstivo tenhas encontrado o descanso perfeito, mas, pelo que vejo, nessa cama não sei se o encontraste. O bom das viagens são as experiências conseguidas e estou convencido que as encontraste.
    Forte abraço de vida

    ResponderEliminar
  9. Recordar e' reviver e neste caso voltar a viajar.. por vezes há contratempos e aqui foram muitos.. mas no fim é sempre compensador, pelo que se vê deste planeta habitado por nós.
    Devias estar extenuada,... e mal alimentada ainda por cima...
    Quanto a dividir as despesas tb não caio nessa, porque saio sempre a perder, por causa dos abusadores...
    As áreas comuns eram bastante bonitas, como referes e se o quarto for limpo não importa ser modesto, penso assim... mais vale viajar em modo económico, que nunca viajar.
    Gostei das fotos!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar