terça-feira, 12 de janeiro de 2021

WAT THAM KISAP - TEMPLO DE CAVERNA


Já estamos em 2021

vou continuar a mostrar imagens da minha visita à 

Ilha de LANGKAWI na Malásia, para onde fui 

depois de já ter estado em SINGAPURA e em KUALA LUMPUR, 

para terminar a viagem de 12 dias a repousar numa ilha, 

como muitos viajantes fazem, de papo para o ar, apanhando 

banhos de sol e descansando à sombra da árvore! 

NÃOOOO...nada disso!

Natureza pura era o que eu queria, 

pois as minhas viagens não têm momentos de 

repouso, vou para ver tudo, 

o máximo que puder, descanso é em casa. 

Depois de ter passado um dia na zona da montanha 

onde subi de teleférico e estive na ORIENTAL VILLAGE, 

no dia seguinte tinha que arranjar maneira de visitar a Ilha...

mas, não há grandes formas de o fazer




Depois de tomar o pequeno-almoço dirigi-me à recepção 

e perguntei se me podiam ajudar, pois queria conhecer 

a Ilha e não tinha marcado nada, nem tinha visto 

possibilidade de como fazer isso... 

o que me disseram é que à porta do Resort havia um ou 

outro Táxi que costuma fazer essa volta pela Ilha 

(confidenciei com a funcionária da recepção que nunca 

tinha feito algo desse género na minha vida e como 

estava sozinha, tinha receio de ir com um desconhecido)

ela deixou-me mais sossegada pois disse que os táxis 

que estavam à porta do resort eram de inteira confiança 

para os hóspedes, seria diferente eu apanhar um táxi 

num outro local, mas ali era seguro...

lá me dirigi ao exterior onde encontrei um 

e combinei preço e horas de passeio



depois de chegar a um acordo de 4 horas de passeio 

ao preço estipulado, lá fui eu numa nova aventura

posso mesmo dizer: foi a MINHA PRIMEIRA VEZ

em inglês fui dizendo ao senhor o que gostaria de ver 

e logo a primeira paragem foi nesta linda praia

saí do carro e sozinha andei a vaguear pelo areal, 

lembrei-me das praias da minha terra - Moçambique

. . . / . . . 

expliquei que já tinha visitado a Tailândia 

e gostei imenso de ver os Templos e ele levou-me a esta zona, 

onde havia um Templo Budista tailandês




ali no meio da Natureza quando menos se espera 

encontra-se toda esta construção - o Templo foi 

construído num penhasco de calcário e o complexo possui 

várias estátuas e esculturas de animais, como 

cobras gigantes, vacas e também elefantes 


Aqui uma enorme imagem de Buda




tudo tão diferente do que visitei na Tailândia, 

em que a maioria dos Templos estão no meio da cidade


o senhor do táxi parava o carro, e ficava à espera, 

eu demorava o tempo que queria, para fazer fotos, 

desde que eu controlasse o meu tempo, 

para aproveitar as 4 horas que tinhamos combinado!





WAT THAM KISAP

considerado um templo de caverna, localizado no sopé 

de uma colina de calcário, onde há uma pequena caverna 

recuada sob o penhasco pendente

Um lugar muito tranquilo, 

alguns cães e nenhum humano

era difícil encontrar quem me desse alguma explicação, 

o próprio senhor do táxi não sabia dizer grande coisa 

o seu inglês era fraco, lá nos entendemos no básico


Neste lugar há diferentes religiões misturadas

além do Templo budista tailandês 

encontrei um Templo Hindu que também 

faz uso da caverna saliente da colina




imagens do Templo Hindu





há uma pedreira próxima chamada KEDAH MARBLE 

que está lentamente destruindo a colina de calcário

é melhor visitar estes Templos, 

antes que toda a montanha desapareça



em conversa com o senhor do táxi expliquei 

que gosto de visitar "cemitérios" nos outros países, 

gosto de ver as diferenças na cultura dos diferentes povos 

e ele levou-me, no meio do campo, parou o carro e disse: 

ande uns metros e vai encontrar um cemitério 

e assim foi, aqui estão quatro imagens! 

Não tem nada a ver com os nossos, 

ali as flores brotam do solo, da natureza, 

não necessitam comprar para enfeitar, 

ali tudo está em estado puro.






 

13 comentários:

  1. A Malásia é muito mais honesta que a Tailândia e as Filipinas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Começas com uma boa filosofia de vida e de viagem... dormir de papo para o ar podemos fazer sem sair da nossa varanda, heheh, se se viaja que e tire partido de tudo, pena a pessoa ter que dormir...

    E as fotos não poderiam ser mais apelativas para começar. Interessante essa história do táxi, qualquer pessoa não teria muita confiança para assim se deslocar, ainda por cima durante umas horas. Acho que teria mais receio em Portugal, e uma mulher então ainda pior.
    É para dizer, no meio da Natureza, encontraste a mão do Homem, mas de uma maneira harmoniosa e integrada, ao contrário do que tantas vezes se passa em Portugal, por exemplo. Incríveis as fotos.

    Interessante também já teres pontos de comparação pois já conhecias outros países e pelos vistos, não há dois países iguais. Tudo muito harmonioso e equilibrado a sugerir paz e serenidade. Curioso o pormenor do cão.

    E lá escreves bem esses nomes todos. Boa maneira de terminares o post com informação e fotos sobre os cemitérios, algo muito simbólico em qualquer cultura. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico!!! Um deleite para os sentidos esta maravilha de fotografias desse Oriente que apaixona.
    Nos cemitérios está escondida muita arte, mais além de alguma narrativa de qualidade.
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderEliminar
  4. Olá! Pois é mais ou menos como eu faço nas minhas viagens. Quando vou é para ver tudo. Que sorte haver táxis de confiança à porta do resort.
    E que paisagens maravilhosas, meu Deus. Fotos tão lindas!!!!! Tudo tão fotogênico!!
    "O senhor do táxi parava o carro, e ficava à espera" - que espetáculo!!
    Bem...que diferença em relação a nós no que diz respeito aos cemitérios.

    ResponderEliminar
  5. Fotos lindíssimas que me deliciou conferir. Elogiáveis detalhes fotográficos, sem dúvida alguma

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Mais uma viagem por terras do Oriente e como é habito, praticamente sozinha nas tuas deambulações, sempre tão bem descritas e fotografadas.
    Nunca é demais dizer que te admiro, nesse aspeto, pois eu seria incapaz ....

    Deves sentir uma falta imensa das tuas viagens!. Mas um dia destes, vão voltar!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Un bonito paseo en el que disfrutaste de diferentes ambientes. Decir que ojala la playa siga siendo tan virgen como parece y los templos se salven del peligro de la cantera. El cementerio de no ser por la vegetación espontanea me recordaría al del pequeño pueblo en que nací ya que siguen enterrando en tierra sin panteones.
    Veo que somos muy parecidos eso de ir a un lugar para estar sentados en la barra de un bar no es lo nuestro.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  8. Que passeio encantador! Eu não teria coragem para viajar sozinha rss, mas você se sai muito bem. Esses lugares, que não conheço, me parecem mágicos. Sua opção foi excelente. Um táxi com alguém de confiança é melhor que passeio em grupos, pois ficamos com liberdade para nos deter em um local por pouco ou mais tempo, de acordo com nossos interesses. Amei as fotos!! Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Kalinka, a praia é belíssima! Os templos, as esculturas... sorte ter encontrado um taxi assim!
    Eu gostaria de muitas viagens, mas em grupo, gosto de dividir o que vejo no momento!
    O cemitério me fez pensar na vida, bem diferente dos nossos.
    Gostei de fazer a sua viagem! Programe a próxima, quando passar a pandemia...
    Beijinho, uma boa semana, com saúde e paz!

    ResponderEliminar
  10. Como são lindos os templos orientais.
    A minha amiga é uma grande aventureira e leva-nos consigo a conhecer novas realidades e costumes, muito obrigado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. A Tailândia, é um país fascinante! Os detalhes dos templos são um puro fascínio!
    Quatro horas parece muito, mas imagino como o tempo tenha voado, perante tantos locais que se deseja ficar a conhecer ao máximo...
    Que bom, que o senhor do táxi, a levou a sítios bem interessantes!...
    Belíssima partilha, Ester! Grata por isso!
    Um beijinho! Votos de um bom fim de semana, e uma Feliz Primavera, esperando que nos traga dias mais leves e bem menos preocupantes!
    Já sabe quando terá a sua vacina agendada, Ester? Votos de tudo a correr pelo melhor!
    Ana

    ResponderEliminar