Ao 4º dia despedi-me de MOSCOVO
apanhei o comboio da rota "Transiberiana"
e após 12 horas de viagem (mudou um fuso horário)
cheguei a KASAN
tudo novo para mim, muitos kilómetros a pé
e fui até ao KREMLIN de KASAN,
lá no alto, (via-se cá de baixo)...
já bem de longe
vê-se o símbolo principal de KASAN,
a Mesquita de KUL Sharif
descobri a KASAN ARENA
onde o Brasil perdeu com a Bélgica na COPA DO MUNDO
nos quartos de final
passei num parque de estacionamento
onde descobri este exemplar muito antigo - carro
típico do parque automóvel da RÚSSIA
mais uma imagem da KASAN ARENA
a entrada para o KREMLIN de KASAN
que foi declarado em 2000
PATRIMÓNIO MUNDIAL pela UNESCO
Vê-se bustos e estátuas que ainda são
homenageados pelo povo, vê-se que deixaram
umas flores vermelhas...
a Catedral da ANUNCIAÇÃO - igreja ortodoxa
com cúpulas azuis e douradas e paredes brancas
que está no KREMLIN de KASAN
vistas da cidade que tínhamos lá do alto
no KREMLIN de KASAN
vistas da cidade, do rio e da MURALHA
que tínhamos lá do alto
no KREMLIN de KASAN
Fascinante o trabalho de protecção da MURALHA
APRECIO imenso quando uma cidade
tem os cuidados necessários com o seu Património!
aqui estou EU junto à
Catedral da ANUNCIAÇÃO - igreja ortodoxa
Vê-se na foto o Manel - organizador da viagem
Logo ao chegar a Kazan, após uma viagem de 12 horas de trem desde Moscou, é possível ver os sinais de todos esses cataclismos históricos. Começando por seu Kremlin, uma atalaia ladeada pelo rio Kazanka, afluente do Volga, de onde é possível ver grande parte da cidade. Ao contrário dos históricos Kremlins de Moscou e Novgorod, o de Kazan é branco e sua beleza não está nas tradicionais igrejas ortodoxas com suas cúpulas douradas, que também estão presentes, mas sim numa magnífica mesquita.O Kremlin de Kazan tem quase dois quilômetros de muralhas, que chegam a 12 metros de altura. Além disso, há oito torres, cinco delas redondas, e todas com teto de madeira, menos a de Spasskaya, que é a porta de entrada do edifício e é “coroada” com um campanário com relógio.
ResponderEliminarA mesquita de Kul Sharif
O símbolo de Kazan, porém, é a mesquita de Kul Sharif, construída em 2005. Foi erguida no lugar onde se pensava que estava a que foi destruída por Ivan, o Terrível. Seu nome provém de um famoso imã e poeta tártaro que morreu durante a queda da cidade para o impiedoso czar russo. Construída em uma praça, sua magnitude impressiona especialmente durante a noite.
Seu interior é de rocha e mármore branco, com exceção de sua cúpula e seus seis minaretes, que tem o teto na cor azul.
No interior, há vários mosaicos e ricos tapetes cedidos pelo Irã.
Este local é sem sombra de dúvidas o cartão postal da cidade de KAZAN, é impensável sair da cidade e não fazer uma visita ao Kremlin. Local maravilhoso e muito bem conservado, o conjunto de edifícios que o constituem merecem uma visita.
ResponderEliminarSó faltou um pouco mais de informacões. Kremlin de KAZAN é uma fortaleza onde dentro se encontram diversos prédios históricos incluindo a Mesquita, catedral ortodoxa, torre inclinada, muralha preservada, etc. É patrimônio histórico reconhecido pela UNESCO
Fui surpreendida por uma cidade extremamente agradável . A mesquita de kul sharif encontra-se dentro do conjunto arquitetônico do Kremlin. Há muito da historia do Tartaristão em todo o complexo. Existem muitos Museus dentro do Complexo. Confesso que não esperava encontrar um local tão bonito Que lugar fantástico. Na beira do rio, a fortaleza conta com algumas mesquitas e igrejas dentro. Vale muito a pena a visita.A visita é gratuita e só paga quem quiser fazer visita guiada. Imperdível Local considerado patrimônio da Unesco.Vários prédios do governo, museus e mesquitas no mesmo local.
Sob os domos ortodoxos e os minaretes azuis, dois continentes se entreolham, se estranham e se fundem no extenso mar doce europeu do Volga e num de seus braços orientais, o Rio Kasanka, que rasga as bordas da Ásia. Observadoras do encontro das águas entre a criadora “Mãe Volga” e a sua criatura, 13 torres defensivas se alongam por quase dois quilômetros de muralhas em pedra branca. Magnífico. Esse é o Kremlin de Kazan – entre Moscovo e os Montes Urais –, atualmente capital da República do Tartaristão, um conjunto arquitetônico que embala a beleza do sincretismo cultural de um caldeirão de religiões e povos.
ResponderEliminarA alma russa da Ásia Central germinada da convergência de culturas e povos explode na cosmopolita Kazan moderna,
de maioria muçulmana. Grandes eventos históricos estão marcados na cidadela, que, diferentemente dos Kremlins da Rússia Ocidental, exibe não apenas cúpulas ortodoxas. Aquela que reina absoluta nesta fortaleza é a mesquita Kul Sharif, homenagem ao ímã que morreu defendendo Kazan contra o ataque de Ivan, o Terrível. Convive em harmonia com os domos orientais azuis da Catedral da Anunciação e de seu monastério. Entre parques, praças, museus, prédios governamentais que integram esse espetacular conjunto, considerado patrimônio mundial pela Unesco, as atenções convergem para a inclinada torre, – situada fora dos muros do Kremlin, mas visível de todos os cantos da fortaleza.
Como a de Pisa, verga ao peso da história. Assim como a mesquita, também se refere a Ivan.
Do alto de seus 58 metros, o icônico monumento, chamado Torre Syuyumbike, guarda, entre os seus mistérios, a lenda!
Mais um belo relato de tua viagem que continuaste a contar nos comentários e belíssimas fotos de lá! Beleza acompanhar! Que bom conseguiste! Que venham outras mais!
ResponderEliminarbeijos praianos, chica
Sempre um gosto fazer as viagens consigo. Obrigada por partilhar as fotografias sempre excelentes.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Excelente maneira de começar um post que se calhar poucos estariam à espera. Construções poderosas e fabulosas a mostrar que existe um outro lado da Rússia que a maior parte das pessoas desconhecem: uma Rússia cheia de história e tradições que está muito para além dos seus governantes.
ResponderEliminarJuntamente com as imagens, as tuas fotos, acrescentas texto explicativo do que estamos a ver através da tua lente. Curiosos os pormenores históricos que apanhaste e que aqui partilhas. E fantásticas as tradicionais cúpulas características da Federação russa. Pormenores e fotos mais amplas mostram aquilo que parece ser uma vivência normal do dia a dia de uma cidade lindíssima, carregada de simbolismos
E no fim lá estás tu a provar mais que provado que estiveste lá e que esta reportagem bem podia fazer parte de páginas da National Geographic. Parabéns, Obrigado pela partilha!
Gosto desta arquitetura e fotografada assim é duma imensa beleza.
ResponderEliminarGrande abraço de vida
Magnificos olhares!
ResponderEliminarLindíssima a Catedral da Anunciação.
Beijinhos e por favor continue a avisar-me sempre que tenha novos artigos.
Em edifícios governamentais, religiosos e monumentos... é extraordinária a junção conseguida entre o que é histórico e mais contemporâneo, como é hábito a Leste! Desconhecia este Kremelin alternativo... de linhas arquiteturais fascinantes!
ResponderEliminarMais uma uma viagem incrível, e que tem sido emocionante acompanhar, aqui deste lado!
As imagens estão fantásticas, Ester! Sempre um gosto imenso, vir aqui acompanhar os seus destinos, com um notável suporte informativo, e que tão bem complementam as imagens de excelência!
Um beijinho grande! E que Outubro permita bom tempo, e bons destinos!
Tudo de bom!
Ana
Gostei das fotos e comentarios da sua viagem. Foi como viajar um pouco sem moverse da cadeira. Belezas que ha pelo mundo adiante e que algúas pessoas como você tenhen a vontade de visitar e o praçer de ver na realidade.
ResponderEliminarBoas viagems, saúde e paz.
Abraço
Boa tarde Tulipa,
ResponderEliminarUm país grandioso e belo!
Adorei todas as fotos!
Obrigada por partilhar estes momentos únicos das suas viagens.
Beijjnhos,
Ailime
Uma excelente reportagem desta tua viagem.
ResponderEliminarLindíssima a Catedral e que boas vistas tinhas lá do alto para apreciar toda esta grandiosidade e beleza.
Gostei muito do pormenor da Muralha.
Tudo muito bem cuidado, sem dúvida e tudo muito bonito.
Obrigada por me levares a viajar aqui sentada...
Um feliz domingo.
Beijinho
Bela postagem Kalinka. Parabéns Abraço fraterno. Laerte.
ResponderEliminarKalinka, arquitetura oriental
ResponderEliminarÉ muito exuberante, e é bonita
Numa paisagem bela onde habita
O frio, luz sombreada e visual
Um pouco embaciado no geral
Mas as cores avivam luz e vista
Que a paisagem é tela de artista
Exorbitantemente magistral.
Parabéns pela maravilhosa postagem e grato pela partilha. Abraço fraterno. Laerte.
Passei por aqui espreitando se alguma novidade me pudesse ter escapado...
ResponderEliminarBeijinhos, Ester! Continuação de uma feliz semana e um excelente Novembro, a salvo de constipações... já que nos tempos que correm nem nos podemos dar ao luxo de ficar doentes... com os médicos mais raros que pepitas de ouro...
Tudo de bom!
Ana
Boa noite de sábado, querida amiga Tulipa!
ResponderEliminarFotos maravilhosas de um lugar que não me apetece visitar, mas que seja dito, primeiríssimo mundo.
A foto do Castelo é, de fato, bela. Parabéns!
Tenha um abençoado domingo!
Beijinhos com carinho fraterno
Uma maravilha!
ResponderEliminarQue belos olhares Maria... 😘