sexta-feira, 10 de junho de 2022

VOLTEI A MOSCOVO

Voltei a MOSCOVO

SIM... verdade! 

Tantos sonhos tinha de voltar a Moscovo 

e perder-me em várias estações do Metro, 

ficar ofuscada com a beleza das estações, 

poder deliciar-me com a riqueza dos tectos, 

aquilo que da outra vez não pude fazer... 

MAS...nada disso aconteceu! 

Completamente defraudada...



Continuo a dizer que, 

prefiro mil vezes viajar sozinha do que com certas pessoas 

ou em grupo... acho que me mentalizaria que, 

caso me perdesse, havia de arranjar solução 

mas tinha visto tudo o que desejava ver! 


Aqui ainda não era hora de ponta, 

vê-se pelo "sossego" da carruagem do Metro... 

cá estão algumas pessoas do grupo sentadas 

e eu fotografei à vontade, ainda pensei que seria chamada 

a atenção pois há câmaras por todo o lado, mas foi pacífico.



Ainda não fui ao JAPÃO 

pois alguém me disse que seria complicado estar num País 

onde ninguém entende uma palavra de inglês 

e como faria para comunicar?

Pois agora tive essa experiência, foi horrível. 

Ninguém entende nada, nem eles a mim, nem eu a eles. Que horror.





Há quem diga que é fácil andar no Metro em Moscovo 

pois eles têm uma LINHA CIRCULAR 

aqui assinalada na imagem, mas...santa paciência, 

eu senti-me completamente perdida, 

não se percebe nem uma única palavra

Uma sensação péssima de não se saber onde se está, 

para onde se vai, enfim...





Ainda fico mais indignada, quando penso, 

que andei sozinha no Metro em Hong Kong, na boa e nunca me perdi...

mas em Moscovo, nem pensar...

ajuda muito haver informações em inglês, tabuletas em inglês...



A minha maior revolta foi...

eu ter pedido ao guia que no regresso queria ver duas ou três 

das estações do Metro mais fascinantes, ele prometeu-me que sim, 

no regresso faríamos isso, e deu prioridade a sair 

e andar pelas ruas vendo outras coisas 

que para mim não tiveram nenhum interesse... 


à hora que fiz estas fotos, estava tudo calmo e seria o momento ideal

 para ir ver as tais estações maravilhosas...


quando regressamos era hora de ponta, 

pior que sardinhas enlatadas, 

milhões ali dentro a apertar mais e mais

Pronto, começa este e mais aquele a dizer que é impossível 

andar a visitar as estações do Metro, decidem ir embora para o Hotel 

e, pior ainda, foram ver esta coisa (...) 

desculpem a minha expressão, 

mas como tem a ver com algum líder comunista, 

seria imperdível não ir lá ver e fotografar

é o que faz viajar com fanáticos comunistas...que azar o meu! 

A beleza das outras estações do Metro é secundário, 

em primeiro lugar os seus ideiais fanáticos, que tristeza!



 

19 comentários:

  1. Um dos programas imperdíveis em Moscovo é fazer um tour pelas principais estações de metrô da cidade. Inaugurado em maio de 1935, durante o período do governo de Stalin, o metrô de Moscovo é um dos mais extensos e movimentados sistemas metroviários do mundo. O principal meio de transporte dos moscovitas conta com 207 estações, dentre elas, muitas com imensos corredores de mármore e esculturas em bronze, retratando a guerra e a vida dos trabalhadores da época. Não é por menos que o metrô de Moscovo é conhecido como “Palácio Subterrâneo”!

    Ainda que seja o principal e mais eficiente meio de transporte da cidade, andar de metrô em Moscovo não é fácil. Não há placas ou mapas em inglês, e a comunicação com os moscovitas nem sempre é das melhores, pois nem todos falam inglês ou têm tempo para te dar atenção. Por esses motivos, é extremamente importante levar um mapa do metrô com você, ou usar algum aplicativo para celular que contenha esse mapa.

    O metrô tem ao todo 12 linhas, identificadas com cores diferentes, sendo uma linha circular e onze radiais.
    As principais e mais bonitas estações encontram-se no interior dessa linha circular, que corre pelo coração da cidade.

    ResponderEliminar
  2. Com a ajuda do blog https://todososrumos.com/estacoes-metro-moscou/ consegui esta informação:
    São mais de 9 milhões de usuários por dia utilizando as 207 estações de metrô.
    Por isso é muito importante se programar para fazer o tour fora dos horários de rush, ou seja, entre 10 da manhã e 6 da tarde.
    A duração do passeio vai depender do número de estações visitadas, mas eu sugiro reservar pelo menos duas horas do seu dia.
    Observação: o tour pode ser feito com apenas um único bilhete: ao sair do vagão, dê uma volta pela estação, pegue o trem seguinte e siga viagem!

    Veja, abaixo, as estações que merecem ser visitadas:
    Mayakovskaya – a mais bonita!
    Construída em 1938, essa estação de estilo art déco é considerada a mais bela da cidade e uma das mais bonitas do mundo! Projetada por Alexey Dushkin, possui arcos, paredes e piso de mármore branco e rosa, além de 34 mosaicos de teto que retratam “24 Horas na Terra dos Soviets”, com imagens populares como Dois Aviões, Colheita de Grãos, Dirigível sobre a Torre do Salvador e muito mais.
    Por conta de sua profundidade (33 metros), durante a Segunda Guerra Mundial serviu de abrigo antiaéreo.
    Fica situada na linha Zamoskvoretskaya (linha 2 – verde escuro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto: com esta descrição já atiçou a minha curiosidade.

      Eliminar
  3. Realmente viajar com certas pessoas é aborrecido. Mas, viajar e não entender nada do que dizem deve ser uma chatice :))
    .
    Quando um olhar se sente perdido.

    Beijos. Votos dum bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que pena quando uma viagem sonhada acaba tendo recordações que não são bem boas como as que sonhamos,não é? Eu não viajo com grupos pois gosto de nossa independência. Mas não entender nada é fogo! Ainda assim, tens muito a mostrar e contar, lembrando de tudo! Bom descanso agora,! beijos, chica

    ResponderEliminar
  5. Boa noite de feriado, querida amiga Kalinha!
    É um lugar que nunca desejaria conhecer.
    Viajei muito em grupo pelo Brasil e América Latina e foi muito bom porque o grupo era bem Unido.
    Só em Portugal fui por conta própria e adorei a liberdade de ir para onde desejava sem imposições de horários. Foi excelente!
    Que pena tenha sido assim para você!
    Não desanime, entretanto, há grupos bons, amigos...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  6. Tulipa, querida, li e reli essa tua excelente postagem, e fui pensando, fazer uma viagem desse porte sozinha eu não faria, precisaria de gente amiga comigo, marido, parente, tanto para dividir as alegrias como para não me sentir sozinha se algo me acontecesse. Têm tantos grupos bons, tantas Lives que agentes de turismo fazem! Na França (Paris) tem um fotografo brasileiro que mora lá, André de Grossi, tem muitas Lives no Youtube, as pessoas fazem contato com ele e vão conhecer o dia a dia da França, de várias cidades, aqueles lugares que os franceses frequentam no seu dia a dia. Vi nos vídeos, é uma delícia, muito bom conhecer Paris com ele. E assim tem outros.
    Que pena que não foi boa sua viagem! Gostei muito de ler suas experiências.
    Um lindo domingo pra você, querida.
    Um beijo, tendo novidades, me avise!

    ResponderEliminar
  7. Sempre ouvi dizer que o Metro de Moscovo é o mais bonito do mundo, mas realmente não haver indicações em inglês complica tudo. Até nos países árabes há indicações em inglês, e Mosco é (ou era) também uma cidade turística. Mas, pronto, tirando isso, admiro a tua aventura, autêntica aventura por teres estado num país que neste momento "comanda" os destinos do mundo. Mas pelo aspecto das pessoas, essas fotos espectaculares que tiraste dentro do Metro poderiam ser de qualquer cidade europeia.

    Não deve haver muitos turistas nesta altura em Moscovo, por isso mais estranho tudo isto parece. Mas a verdade é que estiveste lá e as fotos que partilhas são um documento histórico. Gosto especialmente das que têm pessoas, também gosto de fotografar pessoas no Metro. Essas parecem tristes mas se calhar foi no fim de um dia de trabalho, pelos vistos a vida por lá não é muito diferente da vida por aqui.

    Pena não teres conseguido ver as estações que querias, pelo que percebo foi um erro da organização. Ainda por cima não se sabe se um dia se poderá voltar a Moscovo. Obrigado pelas, obrigado pelo texto e pela partilha.

    ResponderEliminar
  8. Sem indicações em inglês é procurar agulha em palheiro.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Já fui à Rússia, mas não conheço o metro de Moscovo.
    Há viagens que não correm bem, mas na maioria dos casos não grandes contrariedades.
    Gostei das fotos, são magníficas.
    Boa semana, amiga Ester.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Que pena ter ficado defraudada com algumas coisas desse passeio que sonhou. Mas tirou fotografias muito bonitas...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Depois de perguntar porque foi apagado o meu comentário, voltei a comentar. Infelizmente desapareceu também esse comentário. Coisas da Google. Ou seja, fiz três comentário e só ficou o da pergunta, lol
    Por vezes viajar por Países em que a língua não se fala e/ou percebe, é muito complicado. Falar por gestos ajuda mas não é o suficiente. Mas, na verdade, com coragem e força de vontade tudo se faz acontecer, não é mesmo?
    As fotos são muito interessantes e bonitas

    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Kalinka, vi seu commentario no blog de Tais e fiquei curiosa de saber de você, que viaja sosinha, como eu fiz anos atras. Agora optei por recever eu aos que viajam!
    Vejo que tem ido a muitos lugares. Eu também gostaría de ir no Japão. De feito levo tempo aprenhendendo o idioma e também sei inglés.
    Cinvídoa a visitar o meu blog.
    Desculpe a intromisão

    ResponderEliminar
  13. Primeiro, parabéns pela coragem de viajar para Moscovo! Já percebi que em grupo, certo? Inicialmente pensei que era sozinha. Aí pensei mesmo: que coragem! Não entender a língua e quem não a entende não saber a "universal" inglesa também me faria não desejar ir a um lugar. Não sei um bom acompanhante com domínio da língua. Mas quero lhe dizer que eu também desejo conhecer o Japão. Ao expressar essa vontade online, recebi uma "enchente" de comentários, dizendo que essa ideia de não entender Japonês não tinha nada a ver, pois as tabuletas são traduzidas em ingles e muitos dos novos falam inglês. (duvido porque servi alguns aqui no UK e mal sabiam falar). Mas percebi que dá para viajar. E depois, hoje em dia temos apps que traduzem em tempo real tabuletas e voz. Porque não viajar? :) Para moscovo não ia. Nunca senti curiosidade. E depois, o Putin anda por lá... não ia dar dinheiro de turista aquele que causou a actual crise económica porque decidiu invadir um país e criar o caus.

    ResponderEliminar
  14. Nunca tinha ouvido falar da "beleza" do metro de moscovo - e não me ia fascinar, a menos que visse fotos realmente deslumbrantes. Gosto do Lisboeta :) :) Quanto ao modelo circular, é o mesmo que se encontra em Londres. Nesse anda-se muito, troca-se de plataformas mas a caminhada subterranea é muito maior que a conhecida em Lisboa. Se é melhor ou pior, não sei. É mais cansativo.

    ResponderEliminar
  15. Que pena não ter conseguido ver tudo o que inicialmente tinha pretendido! Mas há países que são pouco flexíveis com turistas... e imagino o tremendo desafio, em matéria de orientação quando não se domina a língua. Para minimizar estes problemas, creio já haverem algumas app's que facilitam traduções na hora. É uma questão de pesquisar e ver qual a melhor a utilizar em algum próximo destino, onde o entendimento da língua de outro país, seja problemático!
    Um beijinho! Continuação de uma boa semana e tudo a correr pelo melhor, com a mudança!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Sem tradução imagino ter sido complicado
    Feliz domingo

    ResponderEliminar
  17. Viajar para países que não falam nem têm indicações em inglês é complicado. Quando fomos a Moscovo e St. Petersburgo fomos numa excursão da Abreu, foi espetacular em todos os sentidos. Não visitámos as estações todas, mas vimos as mais importantes, são realmente incríveis, foi pena não ter conseguido ir ver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. De facto viajar sem saber o idioma é complicado... como sabes já visitei o Japão, mas tinha o meu filho comigo que fala o mínimo de japonês ,mas dá para "desenrascar" e encontrámos algumas pessoas, muito poucas, que falavam inglês. Nos hotéis falavam inglês e tb está tudo ou quase tudo traduzido para inglês...
    Não sabia das estações de metro da Russia, talvez porque me interesso muito mais por viajar em busca da Natureza ... mas decerto serão lindas, pela descrição que partilhas do blog "todososrumos"
    As nossas tb são, não estou a desvalorizar as da Rússia!! E as de Londres tb e por acaso é algo que pretendo ir fazendo.. já visitei algumas propositadamente .
    É bastante aborrecido quando o grupo não corresponde ao que esperamos ou não colabora... nada como viajar só ou bem acompanhada... mas como viajar é sempre bom. Bom mesmo é viajar!
    Felicidades e boas viagens sempre
    Beijinho

    ResponderEliminar