domingo, 21 de abril de 2013

OFERENDAS NOS PAGODES





NO VIETNAM

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE OS PAGODES E OS TEMPLOS

UM PAGODE (CHUA) É UM LUGAR DE VENERAÇÃO,

ONDE SE VAI PARA FAZER OFERENDAS OU PARA REZAR.

IMAGENS do interior de um PAGODE com muitas oferendas, 

entre as quais INCENSO, FRUTA e dinheiro em bandejas
DONATION BOX - é a caixa onde se pode deixar muitos donativos, de forma mais segura.

Em todos os altares é tudo muito colorido!






8 comentários:

  1. Oferendas

    Os budistas fazem oferendas simbólicas,

    como flores, velas e incenso,

    em templos e santuários.

    As flores simbolizam a natureza fugaz da vida terrena;

    a chama de uma vela representa a luz da iluminação;

    o aroma do incenso reflete a expansão do dharma (verdadeira realidade).

    ResponderEliminar
  2. No Vietname, há uma diferença entre os pagodes e os templos.
    Um pagode (chua) é um lugar de veneração, aonde se vai para fazer oferendas ou para rezar.

    Um templo (den) não é tanto um local de veneração, mas sim um lugar construído para honrar uma figura histórica.

    Esmolas - Monges e monjas levam uma vida de pobreza.
    Para sobreviver dependem de esmolas dadas pelos leigos.
    A cada dia, monges fazem coletas na sua comunidade local.
    Doar comida e roupas é prática comum de budistas leigos para adquirir mérito.

    ResponderEliminar
  3. Ora de vez em quando também tenho uns frutos com formas esquisitas na minha horta... bem os posso oferecer aos deuses também, heheheh.

    Pensei que não se podia fotografar estas intimidades celestiais - as fotos estão bestiais! :-)

    ResponderEliminar
  4. .

    .

    . ahhhhhhh . tão . tão lindo . tão lindo . minha amiga . que bonito .

    .

    . em primeiro lugar fiquei a saber qual a diferença entre um "chua" e um "den" . algo que não sabia . até porque . não me lembro de ter visto pagodes na Tailândia . e não me perdoo caso tenha visto e não tenha dado a devida importância .

    .

    . em segundo lugar fiquei maravilhado com os altares dos pagodes e de igual modo com as imagens sacras . são belas . e adorava ter uma em minha casa . já reparou na perfeição das mesmas ? no detalhe com que foram elaboradas ? sem que sejam ricamente ornamentadas . são talhadas com um requinte maravilhoso . com um cuidado peculiar . gostei muito também de ver as lamparinas/candeeiros . as jarras com flores . os incensos e as oferendas . que fruto é aquele que se encontra na quarta fotografia ? . só não gostei da caixa de donativos . é um cofre puro e simples e podiam ter uma coisa diferente com o mesmo objetivo . mas . é assim . e temos de respeitar . a religião (e se há coisa que eu respeito é a diversidade religiosa) e os costumes de cada povo .

    .

    . pois são essencialmente os costumes de cada povo que nos levam até lá . pela curiosidade que temos em conhecer costumes diferentes . tão diferentes dos nossos . e vimos de lá mais ricos interiormente . sendo essa a grande vantagem das viagens que fazemos . que estão para além . muito para além do carácter lúdico . do passeio . do divertimento e até do descanso . viajar é e será sempre um valor que acrescentamos de uma forma inequívoca ao nosso conhecimento .

    .

    . e o que levamos da vida . para uma outra dimensão . é o conhecimento que fomos adquirindo enquanto permanecemos nesta "passagem" por este planeta que nos hospeda e o qual tratamos tão mal . ao ponto de pormos em causa . a sua sustentabilidade . é gritante mas o Homem dá cabo de tudo .

    .

    . minha amiga . mais uma vez . como seria de esperar . foi um ENORME prazer passar por aqui . e daqui não sairei nunca . porque aqui . estou/sinto.me em casa . nesta que é . se me permite . a minha casa também . com a qual me identifico . de corpo e alma . como bem sabe .

    .

    . [espero que esteja melhor da sua vista . e da sua saúde em geral] .

    .

    . desejo.Lhe um bom feriado e deixo.Lhe um beijinho sempre amigo .

    .

    .

    ResponderEliminar
  5. .

    .

    . fiquei também com curiosidade de perceber o porquê das molduras com fotografias de pessoas da terra . serão pessoas que já partiram . ou serão pessoas a quem as santidades tenham concedido graças ou atendido a pedidos . por motivos de saúde . sorte ? .

    .

    . há aqui uma convergência com a religião católica . onde também é comum . em algumas igrejas e/ou outros locais de culto . existirem molduras com fotografias de pessoas .

    .

    . como sabe . vou todos os anos a Itália . a Cáscia . visitar a catedral onde se encontra Santa Rita . onde a vejo de carne e osso . há seiscentos anos que se encontra assim . e ao redor do túmulo dela . todo em vidro . há imensas molduras de pessoas . que foram atendidas . pois sendo Santa Rita a Santa das causas impossíveis . atende qualquer pedido . desde que tenha sido efetuado com fé e humildade .

    .

    . a mim . nunca me falhou um que fosse . e em Junho . por altura dos Santos Populares . lá estarei novamente .

    .

    . lembro-me que . há dois ou três anos . estive lá em Março . cheguei do Sri Lanka . onde estavam 40 graus de temperatura . e no mesmo dia voltei a voar para Itália . quando cheguei a Cáscia . estava um Sol lindo . o céu limpo . mas estava frio . perto dos zero graus . e eu lembrei-me de que nunca tinha visto nevar . nunca tinha tocado com as minhas mãos em neve . então . em pensamento disse para mim . e se Santa Rita me oferecesse neve ? está tanto frio . mas com este Sol é impossível . o céu está limpo . entrei na catedral onde assisti à missa junto ao corpo de Santa Rita e onde fiquei em oração após a cerimónia . cerca de duas horas demorou isto tudo . quando saí da catedral . o céu estava branco . totalmente branco e quando ia a chegar ao Hotel de La Rose . que fica mesmo colado à catedral . começou a nevar . e não mais parou de nevar durante dois dias inteiros . dia e noite . e cobriu toda a aldeia de branco . ao ponto de ter atrasado o meu regresso a Roma . pois as estradas estiveram intransitáveis . e as pessoas da terra só diziam que há não tinham memória de ver neve em março em Cáscia .

    .

    .

    . e mais não digo .

    .

    . tenho fotografias da altura . de tudo o que se passou . um destes dias . envio.lhe por email .

    .

    .

    ResponderEliminar
  6. Senti o... ambiente.

    Tudo de bom.

    :)
    ;)

    ResponderEliminar